Facebook SDK

 

Caminhada ajuda a emagrecer ?

A Caminhada ajuda na queima de gorduras, dependendo do seu metabolismo e da maneira como é feita você pode perder até 1 Kg por semana, é recomendado alterar entre uma caminhada mais suave e uma caminhada mais rápida, não precisa ser uma corrida, porém um passo um pouco mais acelerado, com isso seu corpo irá gastar muitas calorias.

Durante a caminhada é bom que você consuma bastante água para não desidratar, escolha um sapato conformável para que não machuque o seus pés, vá com uma roupa confortável que não aperte muito e que não folgada demais, use um shorts que permita que você movimento as pernas livremente,também é importante um aquecimento de no minimo 5 antes de iniciar.

Se você não está acostumado a caminhar ou está sedentário, é bom começar devagar para não desanimar logo no começo, caminhe o tempo que aguentar sem forçar ou exigir muito de si mesmo, vá aumentando a distancia com o passada das semanas.

Quando eu comecei a caminhar, logo no primeiro dia, cheguei em casa e não aguentava parar em pé pois fiz a "burrada" de no primeiro dia, tentar caminhar 12 Quilômetros, consegui caminhar 7 e logo depois disso estava cansado demais e tive que chamar um Uber pra me levar até em casa.

Depois de conversar com um Personal trainer amigo meu, o mesmo me orientou como eu deveria começar para que meu corpo já fosse se acostumando, logo abaixo tem a sequencia e as metas que tive que atingir no começo.

1º - Semana

Foi o inicio, comecei caminhando 3 Quilômetros por dia durante 5 dias, as caminhadas eram intercaladas ou seja, eu caminhava tranquilamente por 10 minutos e durante os próximos 5 minutos eu acelerava o passo, no começo minhas pernas ficaram doendo um pouco.

2º - Semana

Na segunda semana o corpo já não estava doendo tanto, de 3 Quilômetros eu aumentei pra 5, dessa vez adicionando alguns trechos com subidas,da mesma maneira quena semana anterior  intercaladas em 10 minutos de caminhada e 5 de passo acelerado.

3º - Semana

Na terceira semana de 3 Quilômetros eu aumentei pra 5, dessa vez adicionando alguns trechos com subidas,da mesma maneira quena semana anterior intercaladas em 10 minutos de caminhada e 5 de passo acelerado e bebendo muita água.

4º - Semana

Essa semana completou 1 mês de caminhada, aumentei e mantive até os dias de hoje 8 Quilômetros diários, corpo já acostumado com a distancia e os percursos, subidas e escadas, quando fui me pesar veio grande surpresa, 3 Quilos a menos, isso mesmo, 3 Quilos no meu caso que o meu metabolismo é bem "preguiçoso", esse é um excelente resultado. 

Resultados

Como eu já havia dito, os resultados vão variar de pessoa pra pessoa, dieta, metabolismo e etc.. mas uma coisa é certa, fazer caminhada com certeza vai te fazer muito bem, você vai começar a dormir melhor, sua circulação também vai melhorar eliminando algumas dores no corpo e no meu caso até meu humor melhorou bastante.

Algumas dicas para tornar sua caminhada mais divertida:

  1. Música - leve seu aparelho celular para ouvir música enquanto caminha, além de ouvir uma música legal, a sua caminhada vai render bem mais, com os fones você vai acabar perdendo a noção do tempo, quando perceber já andou 4 Quilômetros tranquilamente sem cansar.
  2. Aplicativo - baixe um app em seu celular para calcular a quantidade de passos e a distancia que você percorreu, isso é extremamente importante para que você saiba se atingiu sua meta diária ou não.
  3. Metas - crie metas para ser atingidas durante a semana, por exemplo, na semana 1 eu vou percorrer 20 Quilômetros, dessa maneira o dia que você estiver um pouco mais casado você pode caminhar 2 Quilômetros e no dia seguinte compensar com 8 Quilômetros para que consiga atingir a meta semanal 
  4. Água - Importante você ter uma garrafinha de água sempre em mãos para não ficar desidratado
  5. Balança - a balança muitas vezes pode acabar te desmotivando, eu recomendo que você verifique seu peso 1 vez a cada 30 dias ou até mesmo 1 vez a cada 60 dias, o processo de emagrecimento pode ser demorado em alguns casos, então se você se pesar 1 vez por dia, pode acabar desanimando
  6. Metas de Peso - não exija muito de si mesmo, comece com metas fáceis como por exemplo perder 2 quilos por mês, se impor metas muito altas, você pode conseguir atingir e vai acabar desistindo

O post acima é baseado na minha experiencia atual com caminhadas, até hoje eu faço caminhada 3 vezes por semana, espero que as dicas ajudem a todos vocês. Se quiser saber mais sobre a minha história de emagrecimento clique aqui



Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem